quinta-feira, 21 de junho de 2012

All of time and space; everywhere and anywhere; every star that ever was. Where do you want to start?

Pense em algo que você goste muito, mas não sabe explicar o porque. Quem não conhece acha um pouco estranho, e você até entende porque antes você achava a mesma coisa.
Talvez seja assim para a maioria dos fãs de Doctor Who. É sem dúvida uma das melhores séries que existem, mas ninguém consegue encontrar palavras dignas para explicar. Mas, bom, quem gostar de ficção ciêntifica, viagens no tempo, História, humor e ainda por cima sacadas inteligentes, encontrou a série perfeita.

Doctor Who começou a ser exibida em 1963 pela BBC, sem muitos recursos e dinheiro para investir em cenário e "efeitos" por exemplo (o que já era precário na época, então dá para imaginar como a série era), mas com a ideia central de ensinar aos telespectadores sobre História através das viagens no tempo feitas pelo Doctor. Mas além disso, a serie criou alienígenas e se aventurou no futuro também, chegando à essência de DW de hoje. (Essência essa que a fez ser considerada a serie de ficção científica de mais sucesso além da mais longa de todos os tempos.)

A série gira em torno do Doctor, um viajante do tempo com dois corações da raça dos Timelords/Lordes do Tempo de origem do planeta Gallifrey. Ele já passou dos seus 900 anos, mas já teve várias aparências, na verdade 11: quando correm risco de vida, os Lordes do Tempo se regeneram como uma forma de "trapacear" a morte. Todos os 11 doctors que já houveram até hoje são na verdade a mesma pessoa, mas com 11 personalidades diferentes.
O porque disso? Bom, para a série sobreviver por tanto tempo a essência dela não podia morrer, ou seja, o Doctor. Assim, sempre quando um ator precisa passar o bastão a outro, uma nova regeneração do timelord acontece.

todos os Doctors, do 1° ao 11°, na ordem ;)


O Doctor é o ultimo de sua espécie, o que o faz parecer bem solitário. Mas não por muito tempo, na verdade. Em suas viagens pelo tempo e espaço ele sempre leva uma simples humana (na maioria das vezes) como companheira em suas aventuras.
Algumas vezes ele viaja apenas por diversão, mas o fato é que em qualquer planeta que ele apareça seja qual época for, sempre tem algo que ele precise fazer para salvá-lo. E assim, esse cara de 900 anos que mais parece um garoto extremamente inteligente e sábio, onde quer que passa deixa admiradores e inimigos também (como nossos queridos Daleks, entre outros).

Ah! e é claro, além das companions o Doctor tem duas outras parceiras inseparáveis.
A primeira é a sua Tardis, acrônimo de "tempo e dimensão relativa no espaço" (Time And Relative Dimension In Space). A Tardis nada mais é que a nave de um timelord, a qual o possibilita viajar para outro lugar/planeta, passado ou futuro. Originalmente toda nave dessa possui um sistema chamado Circuito Camaleão que faz com que sua aparência mude de acordo com o lugar e tempo do destino final. É como uma forma de camuflagem; ela se tornaria algum "objeto" comum ao cenário. Mas antes mesmo da série começar os produtores perceberam que uma mudança tão constante iria demandar muitos gastos, e o investimento já era escasso. Desse jeito, o Circuito Camaleão da Tardis do Doctor travou no modelo cabine  policial telefônica da década de 60 (bem charmosa, vamos ser sinceros) e permanece assim até hoje, sendo também uma marca da série. Ah, e mais um pequeno detalhe: "it's bigger on the inside". Faz parte da tecnologia 'gallifreyniana' onde, a nave de um timelord é sempre bem maior por dentro do que de fora.
A segunda é a sua chave de fenda sônica. Isso mesmo. Ele carrega ela para tudo quando é lado e é um objeto faz tudo e funciona em qualquer coisa - menos em madeira.


por fora e por dentro da TARDIS

E por último, porquê Doctor?
Bom, não se sabe muito ao certo. Todo timelord tem um "apelido", um codinome, vamos dizer assim. Doctor talvez seja porque ele está sempre tentando ajudar as pessoas, tentando dar um jeito na situação, concertar as coisas em prol de outras boas. Assim como um dos vilões da série também tem o seu próprio, o Master. Eles escondem seus nomes verdadeiros, talvez como uma forma disso não ser usado contra eles. E aí está uma das melhores coisas da série: todo o mistério que ronda o personagem principal.

(Doctor... quê Doctor? Doctor quem?)

A série clássica contou com 8 de todos os Doctors. Fez parte da infância de muitos britânicos, assim como a série atual conquistou uma nova geração de fãs. Não é preciso conhecer a série clássica para entender a que teve início em 2005, mas é interessante ver como o Doctor mudou a medida que passava cada vez mais tempo em convívio com os humanos. Do arrogante interpretado por William Hartnell até o mais pancadinha (me desculpa, não resisti) do Matt Smith.

(Depois vou fazer mais duas postagens, um com os Doctors e as companions da série atual e talvez outro com os da série clássica)

Eu levando minha vidinha sem graça e de repente um cara maluco com uma cabine telefônica azul aparece e diz "quer fazer uma viagem? Todo o tempo e espaço, qualquer lugar. É só escolher." *0* Eu largaria tudo e iria com ele rs


Atualmente DW finalizou a 6ª temporada e volta ainda no final desse ano, com o início da 7ª. Entre as novidades que vêm por aí, Steven Moffat (o produtor e troll da série) nos garantiu nova companion e possíveis participações de antigos personagens no aniversário de 50 anos da série, que vai ao ar na Inglaterra em 2013.



p.s.: adoro falar sobre meu "fantastic" e "brilliant" amigo, então podem ir esperando mais de DW por aí hehe
p.s.2: me desculpem se tiver ficado um pouco confuso... (foi só uma introdução "básica")

2 comentários:

  1. OK. Eu vou assistir esse bagulho aí. Uhum.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho tão fofinho o jeito como você descreve as coisas de que gosta; a gente meio que acaba gostando por tabela, sabe?rs

    ResponderExcluir